A maioria dos torneios de Shodokan Aikidô acontece em atmosfera amigável, pois o principal objetivo da competição não é ganhar, mas sim desenvolver o nível técnico dos praticantes.
No Shodokan Aikidô existem três tipos principais de competição: competição de kata (Embu); competição mista de times (kongo dantai sen) e o randori. Ainda existem a competição de randori por equipe e a competição de taisabaki.




Competição de kata(Embu)

Dois competidores formam uma dupla (uke e tori) que apresenta o kata escolhido aos juízes, que dão uma nota ao par que varia de 0 a 10, julgando tanto o tori quanto o uke. Contam pontos a sincronia da dupla, a eficiência das técnicas utilizadas, a postura, o tempo certo da técnica e também a performance como um todo.
Normalmente são dados 2 minutos para cada apresentação, e os vencedores são os que obtiverem as maiores notas.
A competição pode ou não ser dividida por graduação, mas homens e mulheres participam em igualdade de condições.
Existem dois tipos de embu: a competição de kata livre e a de kata obrigatório.
Na de kata obrigatório é a organização de cada torneio que escolhe o kata a ser executado por todos os participantes. Em quase todos os torneios existe a competição de junanahon.
Na competição de kata livre são os competidores que escolhem as técnicas a serem demonstradas e montam seu próprio kata. A organização do torneio pode impor certas regras, como a limitação no número de ukes e o uso de armas.

 

Randori

Dois participantes competem entre si, utilizando as técnicas permitidas e seguindo um conjunto de regras. Não há cooperação entre os participantes, por isso o randori é um verdadeiro teste de habilidade e técnica. A pontuação é obtida através da eficiência das técnicas aplicadas, do ataque com tanto bem sucedido ou através de faltas cometidas pelo adversário. O vencedor é aquele que somar mais pontos.
Numa competição de randori, o participante que está segurando a arma é chamado de "tanto" e o que está com as mãos livres é chamado de toshu.
Tanto randori é o randori praticado com um tanto(faca de borracha), onde o toshu pode aplicar qualquer das 17 técnicas básicas e o "tanto" se defende somente aplicando uma das técnicas do kaeshiwaza (atemiwaza).
O toshu randori é praticado com ambos os competidores de mãos livres, e tanto o toshu quanto o "tanto" podem aplicar qualquer das 17 técnicas básicas.
Cada competição é realizada em dois tempos de um minuto e meio cada e no tanto randori, o tanto(faca de borracha) é trocado no intervalo.

Competição mista de times (Kongodantaisen)

É a mistura da competição de randori e de kata, demonstrando diversos aspectos do treinamento diário ensinado por Tomiki Shihan.
Cada integrante do time participa de um só evento, sendo que cada time deve ter um participante para cada evento, sendo eles: koryu dai san (suwari waza e hanza handachi), koryu dai san (tachi waza), tanto randori, toshu randori e taisabaki.
Podem participar tanto homens quanto mulheres e os eventos podem ser escolhidos pela organização do torneio de acordo com o nível dos participantes. Cada vitória em cada evento dá um ponto ao respectivo time. O time vencedor é aquele que conseguir o maior número de pontos.